Compramos Nosso Primeiro Imóvel



Começam a surgir várias dúvidas em sua mente quando você decide comprar o primeiro imóvel, seja casa ou apartamento: Qual imóvel é melhor eu comprar? Será que conseguido arcar com os valores das prestações? Tento comprar um imóvel pelo programa do governo ou por fora? 

É super tranquilo e normal ter essas dúvidas na primeira compra do imóvel por conta disso hoje venho compartilhar com vocês minha experiência, dúvidas e respostas de todas as perguntas feitas acima, deixarei uma indicação de construtora pra você que quer comprar o próprio imóvel.

Qual localização devo escolher?

Quando eu e meu esposo decidimos comprar um imóvel nos pensamos bastante na questão da localização da moradia como também nos valores da compra. Confesso que no início ficamos bem preocupados por conta da localização do nosso apartamento, porque apesar do bairro ser enorme nos não tínhamos ciência de que teria mercado, farmácia, hospital, escola perto mas esse empreendimento além de trazer moradia também estão construindo prédios comerciais, o quê ira valorizar bastante o imóvel e a localização.

Vou conseguir pagar sem me sobrecarregar financeiramente?

Tudo é questão de analise, vai até uma construtora, converse com um vendedor, faça um esboço de facilidades de pagamento, coloque no papel o quê você tem disponível, o que você consegue juntar.

Comprar um imóvel pronto ou já construído?

Se for pensar pelo prazo de espera que você terá até o imóvel ficar pronto, é melhor comprar um que já esteja construído mas lembre-se, nada de se sobrecarregar financeiramente só pra ter uma moradia pronta pra entrar. O bom de comprar um imóvel na planta é que você consegue se planejar com os gastos e tem melhores opções de financiamento, o valor que você vai pagar no imóvel pra construir será bem mais facilitado do que pagar em um pronto por motivos de construtora e etc.

Devo escolher entre casa ou apartamento?

Eu e meu esposo antes de comprarmos o nosso apê, visitamos um empreendimento de casas, ficamos super animados com a casa que já estava pronta mas na hora de conversamos com a vendedora da construtora tivemos um choque, o valor do imóvel não estava caro, estava em um preço aceitável só que não tinha facilidade de adiantamento, você dava a metade da documentação mais o valor da obra ou pagava tudo de uma vez, estamos falando de 4mil reais. Além da dificuldade pra negociar, pensamos na questão da nossa segurança, porque meu esposo trabalha durante o dia de Uber e a noite trabalha como eletricista, meu cachorro Zeus é tão medroso que late da porta quando alguém passa na rua e atualmente eu fico em casa sozinha, não teríamos dinheiro pra pagar coisas pra segurança (cerca elétrica, alarme) por conta disso optamos pela compra do apartamento.

O que teremos no apê que levamos em consideração?

Área externa privativa, o apartamento que compramos pela Construtora Morar fica no térreo e é como se fosse uma casa, teremos a segurança por morar em condomínio e teremos nossa privacidade, porque na nossa área poderemos fazer uma churrasqueira e um cantinho pro Zeus brincar, que era uma das coisas que estava nos preocupando, o Zeus ter um espaço pra viver como cachorro e não preso dentro de um apartamento.

Imóvel pelo governo

Eu não tenho nenhuma vergonha de dizer que eu e meu esposo compramos nosso imóvel pelo governo, essa é minha realidade atual, não somos ricos mas somos jovens e essa oportunidade que o governo dá é excelente. Primeiro a construtora junto com o banco verificam as possibilidades de realizar um financiamento baseado no seu tempo de trabalho de carteira assinada e no seu salário, fazem o calculo e te falam o valor que o banco consegue financiar, valor que ficará o imóvel e o como ficará os pagamentos. Não precisa se assustar nessa parte, como falei inicialmente, o vendedor junto com o banco vão passar pra você todo o esboço de como ficará a compra do imóvel, vão fazer uma simulação pra passar tudo certinho e tirar as suas dúvidas, aproveitem bem esse momento, tirem todas as dúvidas que tiverem. Eles pedem que você tenha 3 anos trabalhados de carteira assinada e que você não possua nenhum imóvel anteriormente.

Como está sendo minha experiência?

Bem, está sendo bem tranquila apesar de ter que aguardar até dezembro/2019 mas temos uma notícia boa, a construtora tem entregado os empreendimentos 1 a 2 meses antes da data prevista mas também eles dão 1 a 2 meses de atraso mesmo não atrasando, só pra você se prevenir. Estou bastante ansiosa, não vejo a hora de irmos pro nosso apê de lua, sem me preocupar com aluguel, vou estar dentro do meu imóvel bem tranquilinha. Atualmente eu estou morando de aluguel, não está sendo ruim mas na parte financeira está um pouco puxado, ainda mais agora que pagamos aluguel, apartamento em construção, avanço de obra e intermediaria. Mas com fé em Deus o apê vai ficar pronto rápido,  teremos vários posts e vídeos sendo produzidos nele. Já pensei nas decorações de cada cômodo, já pensei no piso que quero nas partes secas do apartamento, já pensei em tudo, início do ano que vem vamos começar a comprar os pisos pra deixar tudo certo na hora de entrar pro apê.

Queria poder tirar mais dúvidas de vocês sobre a compra do primeiro imóvel mas pro post não ficar muito longo e cansativo no próximo trarei algumas perguntas respondidas pela construtora Morar e se quiserem posso começar a compartilhar alguns ideias pro apê de lua. Deixe aqui nos comentários o que você gostaria que eu trouxesse aqui e qual sua dúvida sobre o assunto de hoje. Estamos aceitando parcerias com empresas de móveis planejados rs

Um grande beijo,
Deus os abençoe e até mais.
Jaque Oliveira
8 Comments

8 comentários:

  1. Que incrível, parabéns por essa conquista! Também moro de aluguel em um apt e fui ver um financiamento, realmente, os planos de financiamento, como o Minha Casa Minha Vida, ajudam e muito o povo, porque se não fossem por eles, muitos não teriam condição de comprar uma casa. Eu e meu marido íamos fazer o MCMV, mas infelizmente não deu certo, porque a pessoa que iria fazer a casa entregaria algo muito ''cru'' e não teríamos como finalizar a construção. Então, deixamos para fazer mais para frente!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda, Kaila.

      Muito obrigada. Verdade, o programa é muito bom pra quem não tem condição de comprar seu imóvel, às vezes a pessoa consegue ter uma parte do dinheiro mas ainda assim é muita burocracia e várias coisas pra pagar (documentação, entrada, intermediarias dependendo se o imóvel estiver em construção). Entendo, realmente gastar um dinheirão pra comprar um imóvel incompleto e depois ter que gastar mais pra finalizar o serviço não vale a pena, infelizmente a construtora Morar só tem no Espírito Santo mas tenta ver alguma construtora boa da sua localização. Não tenho o quê reclamar da construtora, é muito boa e super recomendo pra quem mora no ES, não é publi, é porque existe muitas construtoras que atrasam na entrega do imóvel, esperar 1 ano já é difícil, imagina ter que esperar 3 anos como já vi vários casos. Mas boa sorte nessa sua fase, pesquise bastante, é a melhor dica que eu tenho. Coloca em um papel quais são suas prioridades pro imóvel ideal (localização, financiamento, prazo de entrega, construtora). Tudo de melhor pra ti e felicidades ❤

      Volte sempre!

      Excluir
  2. Achei o seu post muito informativo. Acho que vocês fizeram um ótimo negócio e com certeza, com fé em Deus tudo dará certo e vocês terão um cantinho lindo para chamar de seu. Se livrar do aluguel é uma sensação incrível e logo vocês poderão senti-la <3
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey Leslie :)
      Tudo bom?
      Fico feliz em ti ver por aqui, sou apaixonada pelo seu blog.
      Seja muito bem vinda.

      Confesso que eu estava bem positiva ao fechar a documentação do apartamento, se fosse antes teria muito medo ainda mais que atualmente só meu esposo trabalha mas tenho fé que as coisas vão dar certo e tudo vai se resolver. Muito obrigada pelas vibrações, realmente deixar de pagar aluguel é algo muito incrível, pude ver pela reação dos meus pais que depois de anos conseguiram ter seu próprio imóvel. Novamente, muito obrigada pelas felicitações e por ter vindo aqui.

      Grande beijo ❤

      Excluir
  3. Imagino o quão gratificante deve ser tudo isso. Parabéns pela conquista, moça <3 fico imaginando como vai ser para mim na hora de comprar um lugar só meu.
    O post está bem completinho. Gostei da parte sobre imóveis do governo, pois sei que muita gente pode se interessar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey, Luana!

      Seja bem vinda ao blog!

      Sim, passei minha adolescência dizendo pra todo mundo que iria comprar meu apartamento primeiro que meus irmãos e que era capaz, hoje em dia vejo que consegui atingir minha meta, não é vergonha morar de aluguel, eu atualmente moro mas se a gente que está novo não mete as caras cada dia que passa fica mais difícil.

      Obrigada, moça :)

      Acredite é uma sensação muito boa pegar os boletos da compra do apê e pagar com seu dinheiro. Sua hora vai chegar, o conselho que dou é corra atrás dos seus sonhos, as pessoas podem transmitir boas energias mas se não correr atrás as coisas ficam mais difíceis.

      Obrigada novamente, eu estava querendo fazer um vídeo mais explicativo porque o post ficaria grande com todas as informações mas tenho vergonha de gravar, rs.

      Sim, o Governo antes da nova regulamentação do nosso atual "presidente" as regras estavam ajudando mais quem é novo e quem não tem muita condição de comprar um imóvel novo mas ainda assim vale a pena dar uma conferida no programa.

      Volte sempre ❤
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Meu sonho é ter a casa perfeita para que e minha melhor amiga possamos morar juntos daqui a dois anos. Mas tem uma coisa que nos incomoda que é essa coisa de pagar condomínio, isso só soma ainda mais e dá uma quantia que para um cara de 20 anos e uma garota de 18 seria algo bem absurdo. Então ainda estamos nessa indecisão de pagarmos com condomínio ou sem, até porque não sabemos o que pagar com condomínio proporciona a nós.
    Tá aí um post que eu gostei muito e que tava precisando! Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo!! ❤

      Então, logo de início o nosso condomínio não vai ser em um valor alto, nós queríamos uma casa mas a forma de pagamento em vez de ajudar piorou na hora de comprar. Queríamos a casa justamente por conta do bendito do condomínio mas a imobiliária não deu mais opções na divisão do pagamento e no adiantamento.

      Uma dica: não vale a pena comprar imóvel usado, porque é o dobro de um novo que está sendo construído e porque uma hora vai aparecer algo pra reformar.

      O meu condomínio residencial ele terá academia, piscina infantil e adulta, churrasqueira, área de lazer para crianças, salão de festas, quadra de esporte, fora que meu apartamento tem área privativa mais um ponto na cobrança do condomínio que vale a pena.

      Outra dica: se for comprar um apartamento, você tem que pensar o que terá no projeto do condomínio, se a taxa futura valerá a pena em pagar. Você tem que analisar todos os benefícios e ser bem questionador nessa parte porque será um bem que você vai investir pra sua família futuramente.

      Own, fico feliz em ter ajudado a clarear um pouco os pensamentos mas não desiste, eu e meu esposo temos 25 anos pra gente foi uma conquista muito grande que com 18 anos não imaginaríamos que iríamos conquistar tão cedo, tivemos que pesquisar muito, vimos outros projetos de condomínio de apartamentos, vimos projetos de casas mas a imobiliária que nós agradou mais foi a Morar, infelizmente ela só tem no Espírito Santo mas se você pesquisar junto com sua amiga vai encontrar uma excelente também.

      Boa sorte, demora um pouco, é cansativa a pesquisa pro apê ideal mas uma hora você consegue! ❤

      Volte sempre!

      Excluir

[name=Jaque Oliveira] [img=http://lh6.googleusercontent.com/-ozaT4Rm_sT8/AAAAAAAAAAI/AAAAAAAAE9Y/gbl7Eeh8P_o/s50-c/photo.jpg] [description=Capixaba e geminiana louca pelo Japão. Mãe de três filhos de quatro patas (Zeus, Hera e Athena), apaixonada por decoração, makes, moda, comida e itens de papelaria. Adora desenhar nas horas livres, assistir k-drama e tirar fotos quando está de bom humor.] (facebook=https://www.facebook.com/jaquedelua) (twitter=Twitter Profile Url) (instagram=http://www.instagram.com/jaquedelua)(pinterest=https://www.pinterest.com/jaquedelua) (tumblr=https://bunnycandy.tumblr.com/)